🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
IA
IA generativa
KPMG
saúde

KPMG: uso de IA na saúde pode aumentar mais de 300% em três anos

Atualmente 18% das empresas do setor de saúde e ciências da vida adotam, de forma parcial ou ampla, a inteligência artificial (IA). Esse indicador, no entanto, pode chegar a 74% nos próximos três anos, um aumento de mais de 300%, segundo o Relatório Global de IA em Finanças, da consultoria KPMG, publicado recentemente. A IA […]

Publicado: 08/12/2025 às 04:58
Leitura
2 minutos
Mão interagindo com uma tela holográfica azul de tecnologia médica, exibindo ícones relacionados à saúde, como coração, cérebro, seringa, estetoscópio e símbolos médicos. A imagem representa inovação em saúde digital e tecnologia médica avançada (startups, health, healthtech, saúde)
Construção civil — Foto: Reprodução

Atualmente 18% das empresas do setor de saúde e ciências da vida adotam, de forma parcial ou ampla, a inteligência artificial (IA). Esse indicador, no entanto, pode chegar a 74% nos próximos três anos, um aumento de mais de 300%, segundo o Relatório Global de IA em Finanças, da consultoria KPMG, publicado recentemente.

A IA generativa, no entanto, ainda é bem menos adotada: 8% a utilizam atualmente, e 42% pretendem usá-la no futuro.

“As empresas do setor de saúde e ciências da vida estão buscando a implementação da inteligência artificial. Mesmo com um número tímido na adoção atualmente, as perspectivas de adesão da tecnologia para o futuro são altas”, diz em comunicado Leonardo Giusti, sócio-líder da KPMG no Brasil.

Leia mais: Startups de saúde da América Latina receberam US$ 253,7 mi em 2024

O estudo indica que 59% das empresas estão implementando o recurso, 25% estão em fase inicial e 16% podem ser consideradas líderes. Elas investem 7,3% do orçamento em IA atualmente, podendo a chegar a 8,6% nos próximos três anos.

As barreiras para adoção de IA nas empresas passam pela segurança e privacidade de dados (segundo 59% dos executivos ouvidos), falta de habilidades e conhecimentos (53%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (48%). Apesar dos obstáculos, o retorno sobre o investimento em IA (ROI) foi de 22%, segundo os entrevistados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas