🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
IA
implementação
negócios

O prompt certo para a aplicação de IA nas empresas

À medida que 2024 se aproxima do fim, a Inteligência Artificial (IA) continua sendo um dos temas mais discutidos no mundo dos negócios. Segundo pesquisa da McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023. A euforia em torno da inovação segue intensa, mas […]

Publicado: 05/12/2025 às 21:12
Leitura
4 minutos
Homem de óculos olhando de frente para uma representação digital de um rosto humano feito de circuitos e códigos binários, simbolizando a interação entre inteligência artificial e ser humano. O fundo escuro realça as linhas de circuito e os números 0 e 1, sugerindo temas de tecnologia avançada, aprendizado de máquina e futurismo (IA, inteligência artificial, humanos, globant, robótica)
Construção civil — Foto: Reprodução

À medida que 2024 se aproxima do fim, a Inteligência Artificial (IA) continua sendo um dos temas mais discutidos no mundo dos negócios. Segundo pesquisa da McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023. A euforia em torno da inovação segue intensa, mas é crucial que as empresas abordem essa tecnologia com embasamento técnico e planejamento estratégico. Decisões precipitadas podem gerar ineficiências e, muitas vezes, resultam de um medo de ficar para trás. Mas por que tantas empresas cometem erros ao adotar a IA.

Hoje, se a sua empresa não utiliza IA em processos iniciais de vendas ou no atendimento ao cliente com chatbots, já está perdendo competitividade. A IA permite personalizar o contato com o cliente, otimizando o suporte em tempo real, melhorando a experiência do usuário e, consequentemente, promovendo a satisfação e a fidelização. No entanto, essa urgência em aderir à tecnologia pode levar a decisões tomadas sem a devida fundamentação técnica.

Leia também: Conexões em rede: o desafio da unificação tecnológica na HDI Seguros

Então, como inovar de forma eficiente com IA?

Recentemente, participei de um painel sobre o uso da IA para fomentar a cultura de inovação nas empresas. O primeiro ponto abordado foi a necessidade de capacitação: o mercado ainda carece de talentos especializados em IA, e é essencial que os colaboradores se familiarizem com a tecnologia para que ela seja efetivamente aplicada. Engenheiros e gerentes de produto, por exemplo, têm maior familiaridade com inovações tecnológicas devido à sua atuação direta na área, mas todos os colaboradores precisam de capacitação para extrair valor da IA.

Após a capacitação, o próximo passo é estruturar uma abordagem ética para o uso da IA. De acordo com um report divulgado pela IBM (Institute for Business Value), 58% dos executivos acreditam que a adoção da IA acarreta riscos éticos e, 79% deles afirmam que a ética da IA generativa é uma prioridade. Essa estruturação inclui desenvolver práticas que promovam o uso responsável e ético da tecnologia, com foco na mitigação de vieses, na transparência e na proteção da privacidade dos dados. Com esses fundamentos, inicia-se o uso efetivo da IA na organização.

As possibilidades oferecidas pela IA são vastas, mas é recomendável começar por implementações que apoiem a tomada de decisão orientada por dados, como análises preditivas e gestão de riscos. Esse uso inicial ajuda as empresas a obterem uma vantagem competitiva em mercados dinâmicos e a otimizarem processos, recursos e tempo, com reflexos positivos na eficiência financeira.

Com a IA aplicada em uma primeira fase, o próximo passo é escalar essas iniciativas, transformando projetos piloto em soluções corporativas amplas. Isso inclui investimentos na gestão de infraestrutura, na governança de dados e no enfrentamento das complexidades de expansão entre diferentes áreas e departamentos, com o objetivo de alcançar uma eficiência organizacional plena.

A ascensão da IA está remodelando toda a cadeia produtiva global, e é compreensível que algumas empresas cometam erros em meio à corrida para acompanhar esse avanço. Mas, assim como em um “prompt” no ChatGPT (que, de certo modo, iniciou a popularização do tema), as variáveis corretas podem fazer toda a diferença na aplicação da IA nas organizações. A empolgação em torno da IA é constante e seu impacto na sociedade tende a ser duradouro, exigindo que as empresas mantenham uma visão clara e estratégica.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas