🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Gemma
Gemma 3
Google
Google Cloud
IA
IA agêntica
inteligência artificial
Red Hat

Red Hat e Google Cloud ampliam parceria para impulsionar IA aberta e agentes de IA

A Red Hat e o Google Cloud anunciaram nesta quinta-feira (22), a ampliação de sua parceria, visando o impulsionamento da inteligência artificial (IA). A união irá ampliar o rol de aplicações empresariais para IA, integrando tecnologias de código aberto da empresa de open source com a infraestrutura especializada da Google e sua linha de modelos, […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:42
Leitura
2 minutos
Logótipos das empresas Red Hat e Google Cloud sobre um fundo cinzento escuro. À esquerda, está o logótipo da Red Hat com o ícone de um chapéu vermelho inclinado e o nome "Red Hat" em branco. Ao centro, uma linha vertical separa os dois logótipos. À direita, aparece o logótipo colorido da Google Cloud, seguido do texto "Google Cloud" em branco.
Construção civil — Foto: Reprodução

A Red Hat e o Google Cloud anunciaram nesta quinta-feira (22), a ampliação de sua parceria, visando o impulsionamento da inteligência artificial (IA). A união irá ampliar o rol de aplicações empresariais para IA, integrando tecnologias de código aberto da empresa de open source com a infraestrutura especializada da Google e sua linha de modelos, o Gemma.

Após o comunicado, a Red Hat também declarou que, a partir de agora, será uma das primeiras testadoras da Gemma, começando pelo Gemma 3, com suporte imediato ao vLLM – servidor de inferência open source que acelera a execução de aplicações de IA generativa. Por outro lado, os TPUs do Google Cloud – aceleradores de IA de alto desempenho – são agora compatíveis com o vLLM. A integração pretende permitir que os desenvolvedores maximizem os recursos enquanto obtêm desempenho e a eficiência para uma inferência veloz.

Além disso, a companhia opens source lançou o projeto llm-d, com a big tech como colaboradora. A iniciativa visa permitir maior escalabilidade em recursos heterogêneos, otimizar os custos e aumentar a eficiência das cargas de trabalho a partir da IA generativa.

Leia mais: EUA e China voltam a se enfrentar, agora por causa dos chips de IA da Huawei

A Red Hat também estará disponível dentro do ambiente empresarial por meio do Red Hat AI Inference Server, presente agora no Google Cloud. A plataforma foi criada para ajudar as empresas a otimizar a inferência de modelos em todo o seu ambiente de nuvem híbrida. Utilizando a infraestrutura do Google Cloud, as organizações podem implantar modelos de IA generativa prontos para produção.

Por fim, a parceria inclui a Red Hat no protocolo Agent2Agent (A2A) do Google — um protocolo em nível de aplicação que facilita a comunicação entre agentes e usuários finais em plataformas e nuvens diversas. Ao participar ativamente do A2A ecossistema, a empresa busca garantir que os fluxos de trabalho de IA permaneçam dinâmicos e eficazes com o poder da IA agentica.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas